"Ato terrorista". Polícia alemã admite possibilidade e detém jovem de 15 anos

por Cristina Santos - RTP
Polícia alemã patrulha, este sábado, zona perto do ataque Roberto Pfeil - AFP

O Procurador não afasta a possibilidade de "ato terrorista" e explica que o autor do ataque cortou as gargantas das vítimas, mas ainda não foi identificado nem encontrado. O jovem detido terá ligação ao ataque que matou três pessoas e feriu oito durante um festival na cidade de Solingen, no oeste da Alemanha.

Em conferência de imprensa, as autoridades alemãs admitem que “até agora não conseguimos identificar um motivo mas assumimos, tendo em conta todas as circunstâncias, que não podemos excluir que este ataque tenha tido motivação terrorista”, disse o procurador Markus Caspers.

Quanto ao detido, é um jovem de 15 anos e a polícia ainda está a investigar se ele tem alguma ligação com o ataque. 

Tudo aconteceu na sexta-feira, ao início da noite, quando um homem atacou várias pessoas com uma faca, sem se conhecer o motivo, numa praça do mercado em Solingen durante um festival que marcou o 650º aniversário da cidade no estado da Renânia do Norte-Vestfália, que faz fronteira com a Holanda.

O chanceler alemão promete, na rede social X, que “o atacante deve ser rapidamente capturado e punido”. A ministra alemã do Interior, Nancy Faeser, garante que todos os esforços das autoridades estão investidos para capturar o responsável e investigar os antecedentes do ataque.

Foto: Roberto Pfeil - AFP

A polícia isolou a praça este sábado e várias pessoas começaram a colocar velas e flores próximo do local. “Estamos chocados e tristes”, disse o autarca de Solingen aos jornalistas.

No momento do ataque algumas bandas estavam a tocar. Por exemplo, o músico alemão Topic escreveu no Instagram que estava num palco próximo quando o incidente ocorreu. No entanto, informado sobre o ataque, recebeu instruções para continuar a tocar e “evitar causar um ataque de pânico em massa”.

PUB